terça-feira, 14 de abril de 2009

Dia do Jornalista: Um brinde!

Ok, ok, essa não é a profissão que tantas alegrias nos dá ($$$), mas, ainda assim é minha profissão e por causa dela esse post não foi feito no dia - o Dia do Jornalista é comemorado em 7/04, mas o que é uma semana pra quem vive no deadline? heheheh Muita coisa!

Bem, pensando em algo para ilustrar esse dia, me lembrei de um grande jornalista, já falecido e meu conterrâneo, com muito orgulho, Otto Lara Resende.

Considerado um dos quatro
“cavaleiros de um íntimo apocalipse” - ou “os adolescentes definitivos” (ambas denominações creditadas a Otto), junto com Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Hélio Pellegrino, Resende era considerado o rei da conversa, por suas frases inteligentes.

Segundo Nelson Rodrigues, "sua grande arte é a conversa. Deviam pôr um taquígrafo atrás dele e vender suas anotações em uma loja de frases".


E realmente, Otto de Lara Resende era ótimo nisso. Dentre suas grandes sacadas, tem duas sobre o jornalismo que eu gosto muito. “Entrei no jornalismo exatamente como cachorro entra na igreja: porque achei a porta aberta” e também “Sou jornalista, especialista em idéias gerais. Sei alguns minutos de muitos assuntos. E não sei nada”.


Demorei algum tempo para descobrí-lo, e realmente acho que São João del-Rei deveria falar mais de suas figuras ilustres.

Bem, para saber mais, buscas na internet trazem informações interessantíssimas, minhas fontes para este post foram o Jornal da USP, em matéria de 2003, e a revista Rabisco, esta segunda não conhecia, e achei interessantíssima, mas, infelizmente, tem a última edição datada de 2007. De qualquer forma, vale dar uma 'fuçada' no conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário