quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Tem, mas acabou...


A frase acima deve simbolizar bem o que acontecia com o gigantesco bolo que era oferecido aos moradores da cidade de São Paulo, para comemorar o aniversário da cidade. O Bolo do Bixiga, como é chamado, que crescia de acordo com a idade de Sampa, deixava de existir em poucos segundos.

No ano passado, segundo matéria publicada na FSP, a "atração" deixou de existir em apenas 15 segundos - só para reforçar, o bolo media 454 m e pesava cerca de 10 toneladas.

Terrível, vergonhoso e deprimente são palavras que podem definir o que aconteceu nos anos em que o bolo foi oferecido - pessoas desesperadas enchendo sacolas, potes, mãos, panelas etc e outras tantas fazendo 'guerrinha' com a iguaria.

Ok, ok, admito que, para muitas pessoas, pode ser uma das poucas oportunidades de comer um doce, uma sobremesa, que seja. Mas, acho incompreensível um bolo feito por um grupo de voluntários, preparado durante seis dias, ser oferecido dessa forma. Acho bacana a idéia e a iniciativa do bolo, mas desde que houvesse respeito por aquilo: formar filas, servir bons pedaços para as pessoas... Pronto! Seria uma ótima celebração para a cidade! E não da forma como era feito, e no outro dia ainda tínhamos que ler e ver matérias como "Bolo do aniversário acaba em XX segundos"... a impressão é péssima!

Mas, a notícia é: esse ano SP não terá bolo! O aniversário da cidade deixou de ganhar uma comemoração vergonhosa, pois os patrocinadores - segundo uma reportagem, também da Folha - alegaram que o ataque ao bolo era deprimente. Bem, se esse foi o motivo, fica aqui meu apoio. No entanto, certamente, para os organizadores, a notícia não foi boa, mas quem sabe agora, o sistema não mude?!?

Só mais uma curiosidade, em 23 anos de bolo, essa é a segunda vez que ele não será servido. A primeira foi em 1997, quando um dos patrocinadores teve problema nos fornos e o que impossibilitou o preparo.

Um comentário:

  1. Mary, acho que esse bolo representava a pobreza aliada a mania de gulodice das pessoas...era horrível a acho que pdoeria continuar existindo, só que de outra forma: os pedaços seriam previamente cortados e colocados em pratinhos. Assim deriam distribuídos sem problemas...

    ResponderExcluir